NOTÍCIAS12/10/2015

Dica: 10 filmes para estudar para o Enem

Na reta final para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o tempo é curto para aprender novos conteúdos e o mais indicado nessas últimas semanas, dizem os professores, é se dedicar às revisões e aos simulados. Mas você já pensou em estudar assistindo a filmes? Alguns podem ser boas fontes para aprender ou lembrar fatos históricos e assuntos importantes de geografia e atualidades. Além disso, pode ser uma boa ferramenta para estudar possíveis temas para a redação.

 

Entre os Muros da Escola

O filme retrata uma sala de aula de uma escola francesa de periferia, ocupada por alunos de diversas nacionalidades: africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses. Na trama, o professor de língua francesa tenta ensinar a matéria, além de disciplinar e educar seus alunos, apesar das diferenças culturais e do xenofobismo. 
 
Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá
 
O documentário é importante porque trata do capitalismo global, dos efeitos do consumo e da desigualdade social. O filme pode ser lido a partir de três pensamentos: O primeiro, seria o mundo que nos é mostrado, o fabuloso; o segundo, seria o mundo em que realmente vivemos; e o terceiro, um mundo como ele pode ser. Por meio dessas perspectivas, o geógrafo (que, em 1994, ganhou o Prêmio Vautrim Lud, estimado como o 'Nobel da geografia') Milton Santos nos faz pensar, desenvolver ideias e refletir sobre o tema.
 
 
13 dias que abalaram o mundo
 
A Guerra Fria é um tema recorrente nas provas do Enem e, por se tratar de um conjunto de acontecimentos que alterou profundamente os rumos da história merece mesmo destaque. Nesse filme é abordado de maneira clara e ampla o episódio conhecido como 'Crise dos Mísseis', quando o governo soviético instalou mísseis em Cuba capazes de carregar ogivas nucleares. Como os EUA já haviam instalado ogivas nucleares na Turquia, apontadas para a URSS, o mundo ficou à beira de uma guerra de características nucleares. 
 
Trabalho Interno
 
O documentário conta a história da crise econômica de 2008, que resultou na perda de casas e empregos para milhões de pessoas. O filme, dividido em cinco partes, retrata a realidade da globalização atual e demonstra as mudanças no ambiente político e nas práticas bancárias para combater a crise financeira.
 
 
Notícias de uma Guerra Particular
 
Ao longo do documentário, conhecemos o dia a dia dos três lados mais diretamente envolvidos (e prejudicados) por essa 'guerra particular': o policial, o traficante e o morador da favela. Os lados fortemente armados do conflito fazem afirmações chocantes, porém já conhecidas: os traficantes que aprendem a matar desde criança acham tudo normal e os policiais que matam sentem a sensação de 'dever cumprido'. Já os moradores, presos no meio do fogo cruzado, ficam divididos e acabam sendo prejudicados de todas as formas possíveis, já que a ameaça é constante e vem tanto dos criminosos como do Estado.
 
 
Getúlio
 
O filme brasileiro "Getúlio" pode ser interessante para entender os debates políticos da época do presidente brasileiro que morreu em 1954. A obra destaca os ataques sofridos por Vargas por meio da imprensa, as hostilidades entre ele e Carlos Lacerda (líder da UDN, União Democrática Nacional), o apoio dos trabalhadores ao 'pai dos pobres', entre outras características. Tudo isso tendo como pano de fundo a crise desencadeada pelo atentado da rua Tonelero, que acaba com o suicídio do próprio presidente. 
 
 
Uma Verdade Incoviniente
 
No documentário, o ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise sobre o aquecimento global, retratando os mitos e as verdades que englobam o tema. Além disso, ele também fala sobre possíveis soluções para evitar que o planeta sofra uma catástrofe climática nas próximas décadas. 
 
 
Licoln
 
O filme retrata a Guerra de Secessão, colocando em pauta as divergências de interesses entre os Estados sulistas e nortistas, escravistas e não escravistas, respectivamente. O debate mais importante do filme gira em torno da 13ª emenda, que viria proibir a escravatura em território norte-americano. Embora fale pouco nas questões econômicas que levaram o sul e o próprio Lincoln a defenderem o projeto antiescravista, o filme revisita uma parte fundamental da história dos EUA.
 
 
Cortina de Fumaça
 
Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta: a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias. Ela precisa ser repensada, uma vez que muitas de suas consequências diretas, como a violência e a corrupção, atingiram níveis inaceitáveis. 
 
Promessas de Um Novo Mundo
 
Documentário israelense retrata a realidade do conflito entre Israel e Palestina a partir do olhar de sete crianças. "Além de apresentar o evento político, a trama dá voz a estas crianças que, apesar de morarem a pouco distância umas das outras, habitam mundos completamente diferentes.
 
 
 
Fonte: UOL
 

 

Voltar

Receba nossas notícias

E-mail:

BIOS PETROLINA

Avenida Pernambuco, 146 Jd. Paulo Afonso

Petrolina - PE

Fones:

Fixo (87) 3861-7605 | Oi (87) 98819-3181 | TIM (87) 9617-8141

BIOS JUAZEIRO

Rua José Petitinga, Santo Antônio

Juazeiro - BA

Fones:

Fixo (74) 3613-6872 | Oi (74) 8848-1020 | TIM (74) 9618-8345

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

BioS | Vestibulares e Concursos