NOTÍCIAS20/10/2015

Drummond é o poeta mais cobrado no Enem

Nesta terça-feira (20), comemora-se o Dia do Poeta e, por isso, a Universia Brasil conversou com a professora de redação Gisele Lemos para entender a importância das poesias e como elas podem ser abordadas no Enem 2015. As provas acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro, que há anos demonstram que a poesia é um tema recorrente em todas as edições.

Segundo Gisele, existem dois poetas considerados os preferidos das questões do Enem, já que aparecem com certa regularidade: Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Para ela, ambos tinham muitas obras cujo objetivo era fazer denúncias e críticas a determinadas realidades e, por isso, são os preferidos das provas. Como o Enem tem como característica a valorização dos direitos humanos, esse tipo de poesia ganha força dentro das questões. “Esses poetas falam de situações do cotidiano, principalmente do sofrimento do homem, preocupando-se em fazer denúncias sociais”, contou.

Gisele explicou que a poesia é um gênero muito importante, porque favorece o aprendizado do aluno. “É um gênero abstrato, já que envolve as relações do homem com a percepção do mundo e da própria vida. Quando a pessoa é capaz de interpretar um poema, pode fazer a mesma atividade com qualquer tipo de texto”, explicou. Segundo a docente, o candidato passa a ter mais possibilidades de leitura de outros textos, justamente pela complexidade proposta pelas poesias.

 

Como estudar para o Enem 2015?

Existe mais de uma forma dos poemas serem cobrados nas provas do Enem. Gisele afirmou que é mais comum caírem questões relacionadas a movimentos literários. “A prova fornece um poema e, por meio das características desenvolvidas nele, o candidato precisa chegar à resposta entendendo a qual movimento o texto pertence ou qual é a característica predominante”, detalhou.

Além dessa possibilidade, a docente comentou que os candidatos também podem ter que interpretar o conteúdo do poema, entender a estrutura dos textos e terem que explorar as figuras de linguagem ou funções da linguagem. A principal dica da professora sobre a preparação para as provas é que “para responder as questões do Enem, não é necessário decorar nada. O essencial é fazer uma boa leitura dos textos que estão na prova”.

Como muitos candidatos têm dificuldade para realizar boas interpretações de texto, principalmente das poesias, Gisele afirmou que a melhor forma de melhorar o desempenho é por meio da leitura de poesias cotidianas. Segundo ela, “as músicas são uma estrutura poética e podem cair na redação do Enem, por exemplo. São leituras mais acessíveis, facilitando que o aluno passe para interpretações de poemas mais complexos posteriormente”.

 

Fonte: Universia

Voltar

Receba nossas notícias

E-mail:

BIOS PETROLINA

Avenida Pernambuco, 146 Jd. Paulo Afonso

Petrolina - PE

Fones:

Fixo (87) 3861-7605 | Oi (87) 98819-3181 | TIM (87) 9617-8141

BIOS JUAZEIRO

Rua José Petitinga, Santo Antônio

Juazeiro - BA

Fones:

Fixo (74) 3613-6872 | Oi (74) 8848-1020 | TIM (74) 9618-8345

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

BioS | Vestibulares e Concursos