NOTÍCIAS01/03/2017

Como estudar os livros obrigatórios para o Vestibular?

O ano está começando, mas algumas listas de obras literárias obrigatórias para o Vestibular já foram divulgadas por algumas instituições. Na preparação para o vestibular, os candidatos precisam, além dos estudos das disciplinas, dedicar-se à leitura de alguns livros clássicos como "Os Sertões", "Dom Casmurro", "O cortiço", "Iracema" entre outros. Na prova, as universidades exigem conhecimentos sobre o livro que muitas vezes encaixam-se em questões de português ou até mesmo relacionadas aos personagens e enredo, por exemplo.

O nome "leitura obrigatória" assusta, mas de acordo com o coordenador do Vestibular da Faculdade Cásper Líbero, Antônio Roberto Chiachiri Filho, "entende-se que o aluno não tenha que lê-las por obrigação". O que interessa de acordo com o coordenador é a compreensão do texto e que a leitura seja algo agradável: "uma leitura tranquila, em que o candidato fique satisfeito com aquilo que está lendo", completa.

Algumas escolas procuram ajudar nessa fase de preparação para o vestibular, exigindo a leitura de alguns dos "livros obrigatórios" e facilitando assim o período pré-vestibular dos candidatos. Algumas universidades, assim como a Cásper Líbero, incentivam essas leituras e oferecem aos vestibulandos a possibilidade de assistir palestras com professores sobre as obras solicitadas para a hora da prova.

Um aviso que vem desde a época escolar até a época de vestibulares é a de não ler resumos. Mesmo com muitos livros para ler e com a tentação de recorrer a grande oferta de resumos, é preciso se manter focado. "Não leiam os resumos dos livros, leiam os livros na íntegra", diz Antônio. A lista de obras literárias obrigatórias costuma ser divulgada meses antes do Vestibular, para que o aluno tenha tempo suficiente de ler todas as obras solicitadas. "Resumos de internet, orelhas de livros não vão adiantar. Não é uma questão de decorar e sim de entender a obra", completa.

 

Fonte: Seja Bixo

Voltar

Receba nossas notícias

E-mail:

BIOS PETROLINA

Avenida Pernambuco, 146 Jd. Paulo Afonso

Petrolina - PE

Fones:

Fixo (87) 3861-7605 | Oi (87) 98819-3181 | TIM (87) 9617-8141

BIOS JUAZEIRO

Rua José Petitinga, Santo Antônio

Juazeiro - BA

Fones:

Fixo (74) 3613-6872 | Oi (74) 8848-1020 | TIM (74) 9618-8345

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

BioS | Vestibulares e Concursos