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Motivos que zeram e anulam a redação do Enem ENEM

A reda√ß√£o do Enem √© um momento √ļnico em que o participante tem a oportunidade de mostrar o que pensa e como pensa, por isso, deve ser bem aproveitado. Infelizmente, o que deveria ser um momento tranquilo para os estudantes, torna-se um grande problema. A maioria dos candidatos preocupa-se com o que fazer para tirar a nota m√°xima no Enem, mas, √†s vezes, n√£o se preocupa com o que n√£o deve ser feito, ou seja, o que pode anular a reda√ß√£o do Enem.

A seguir, serão apresentados alguns fatores que podem zerar a redação do Enem. Fique atento:

1 ‚Äď Fuga ao tema

O tema da reda√ß√£o do Enem deve ser relacionado aos textos motivadores, logo, √© importante selecionar as informa√ß√Ķes, relacion√°-las aos conceitos aprendidos ao longo da vida (na escola e fora dela), al√©m de procurar enxergar aquilo que, embora n√£o apare√ßa explicitamente, √© importante para o entendimento dos textos. Somente depois de cumpridas essas etapas, o candidato come√ßa a escrever, por isso, quando algu√©m foge ao tema, a reda√ß√£o √© anulada, j√° que a compreens√£o da proposta de reda√ß√£o √© uma das compet√™ncias exigidas pelo Enem.

2 ‚Äď N√£o atendimento √† estrutura do texto dissertativo-argumentativo

O texto deve ser escrito em prosa, ou seja, nele haverá linhas contínuas e parágrafos, além disso, deverá atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, portanto, o candidato não poderá fazer um poema, nem um texto narrativo, ou qualquer outro tipo textual que não seja o determinado, caso essa instrução seja ignorada, a redação será anulada.

Para não ter perigo de errar, lembre-se de que no texto dissertativo-argumentativo uma tese (opinião) deverá ser apresentada sobre o tema proposto, os argumentos devem ser contundentes, pois devem confirmar ou refutar a opinião apresentada, e também devem estruturar-se de modo coeso (usando bem os elementos de ligação) e coerente (ideias que sejam relacionadas logicamente), respeitando sempre a norma culta (padrão) da Língua Portuguesa. Por fim, necessariamente, deve haver a elaboração de propostas que objetivem solucionar os problemas apresentados, sem que os direitos humanos sejam desrespeitados.

3 ‚Äď Reda√ß√£o em branco

Se o objetivo da prova é conhecer o nível linguístico do candidato, se ele não produz, não pode obter nota.

Fonte: Brasil Escola

Postado em: 13/06/2018