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10 dicas cientificamente comprovadas para melhorar seus estudos

Estudar √© mais uma das atividades em que focar na efici√™ncia √© mais ben√©fico do que na quantidade. Inclusive, segundo a ci√™ncia, estudar muito ‚Äď pr√°tica chamada pelos especialistas de ‚Äúoverlearning‚ÄĚ ‚Äď prejudica o aprendizado.

Isso porque a capacidade das pessoas de relembrar um conte√ļdo tem limite proporcionalmente menor √† capacidade de estudo.

Para aumentar a produtividade na hora de aprender ‚Äď e diminuir tempo e estresse ‚Äď o site americano que cataloga universidades Best Colleges compilou diversas dicas para estudar melhor (e menos!), comprovadas pela ci√™ncia.

10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas

1. Impe√ßa a ‚Äúcurva do esquecimento‚ÄĚ
Os cientistas come√ßaram a explorar o fen√īmeno psicol√≥gico ‚Äúcurva do esquecimento‚ÄĚ em 1885. Ainda hoje, continua sendo um fator importante a ser considerado quando se estuda.

Essencialmente, ele diz que a primeira vez que voc√™ ouve uma aula ou estuda algo novo, tem a melhor chance de reten√ß√£o, de at√© 80%, do que aprendeu apenas revendo o conte√ļdo novamente dentro de 24 horas.

E ‚Äď b√īnus ‚Äď isso tem um efeito cumulativo. Depois de uma semana, voc√™ ter√° capacidade de reter 100% das mesmas informa√ß√Ķes ap√≥s apenas cinco minutos de an√°lise.

Geralmente, os psic√≥logos concordam que este tipo de intervalo estudando ‚Äď e n√£o estudando ‚Äď √© o melhor. Para otimizar seu tempo de estudo, aproxime-o mais do dia em que voc√™ teve contato com o material do que do dia da prova.

2. Utilize material impresso
Tablets e outros meios eletr√īnicos s√£o √≥timos para conveni√™ncia e portabilidade. No entanto, pesquisas sugerem que, quando se trata de estudar na faculdade, os materiais impressos tradicionais ainda t√™m vantagem.

Mesmo que alguns pesquisadores argumentem que adotar novos hábitos ao usar uma interface digital melhora a experiência acadêmica, mais de 90% de alunos entrevistados em um estudo compreensivo disseram preferir uma cópia impressa a um dispositivo digital quando se trata de estudo e trabalho escolar.

Além disso, um professor de psicologia da Universidade de Leicester, na Inglaterra, descobriu que os alunos precisam de mais repetição para aprender quando leem na tela do computador em comparação a quando consultam apenas material impresso.

3. Fa√ßa conex√Ķes
Muitos especialistas consideram que a diferen√ßa entre quem aprende r√°pido e devagar √© a maneira como estudam: em vez de memorizar, os alunos mais r√°pidos fazem conex√Ķes entre as ideias.

Conhecido como aprendizagem contextual, o processo √© crucial e exige que cada aluno personalize seus pr√≥prios m√©todos de aprendizagem, fazendo conex√Ķes que relacionem as informa√ß√Ķes para come√ßar a se encaixar e fazer sentido.

4. Estude quando estiver cansado ‚Äď e descanse em seguida
Embora isso possa parecer contraintuitivo a princípio, de acordo com a ciência, faz sentido.

Estudar quando voc√™ est√° mais cansado imediatamente antes de dormir pode realmente ajudar seu c√©rebro a reter concentra√ß√Ķes mais altas de habilidades novas, como falar uma l√≠ngua estrangeira ou tocar um instrumento.

Existe at√© um termo para isso: ‚Äúsleep-learning‚ÄĚ (em portugu√™s, ‚Äúaprendizado do sono‚ÄĚ).

Isso porque o processo de consolida√ß√£o da mem√≥ria est√° em seu melhor momento durante o sono ‚Äúde ondas lentas‚ÄĚ. O que significa que a revis√£o do material antes de dormir pode realmente ajudar o c√©rebro a reter as informa√ß√Ķes.

5. N√£o releia, relembre
Esse método de estudar foi tema em 2009, quando um professor de psicologia da Universidade de Washington em St. Louis publicou um artigo na Psychological Science aconselhando os alunos contra o hábito de leitura e releitura.

Segundo ele, ler e reler os materiais podem levar os estudantes a pensarem que conhecem bem o conte√ļdo, mesmo quando n√£o √© verdade.

Em vez disso, ele sugere que os alunos utilizem ‚Äúrecorda√ß√£o ativa‚ÄĚ, fechando o livro e recitando tudo o que podem lembrar para praticar a memoriza√ß√£o a longo prazo.

6. Use o sistema Leitner
O sistema Leitner √© o mais conhecido para utilizar ‚Äúcart√Ķes de memoriza√ß√£o‚ÄĚ. Ele serve para que os estudantes aprendam o conte√ļdo com o qual est√£o menos familiarizados pela repeti√ß√£o.

Na pr√°tica, o aluno coloca todos os cart√Ķes com perguntas na caixa 1. Em seguida, pega cada cart√£o e tenta responder a pergunta. Se acertar a resposta, coloca-o na caixa 2. Se errar, deixa-o na caixa 1.

O estudo passa para as caixas seguintes e a premissa permanece. A √ļnica diferen√ßa √© que nas pr√≥ximas se o estudante errar, deve voltar o cart√£o para a caixa anterior. Assim, os cart√Ķes na primeira caixa s√£o estudados com mais frequ√™ncia.

7. Pense sobre o pensar
Especialistas defendem o uso do m√©todo testado e comprovado de aprendizagem chamado metacogni√ß√£o, ou ‚Äúpensar sobre o pensar‚ÄĚ.

Aplicado ao estudo, os alunos precisam avaliar constantemente seu n√≠vel de habilidade e progresso. Al√©m disso, monitorar cuidadosamente seu bem-estar emocional quando realizam atividades potencialmente estressantes. A premissa √© de que a metacogni√ß√£o ajude em uma reten√ß√£o mais consciente e efetiva do conte√ļdo.

8. Varie o conte√ļdo
Cientistas comprovaram que é melhor variar o tema ao estudar, em vez de se concentrar apenas em uma área. No entanto, é aceitável e até mesmo preferível unir campos de assuntos relacionadas ou semelhantes.

Por exemplo, em vez de apenas memorizar vocabulário em outro idioma, misture também a leitura. Se estiver estudando matemática, inclua vários conceitos juntos, em vez de apenas um.

9. Mude de cen√°rio
Embora isso possa ser óbvio para alguns alunos, outros podem esquecer que uma mudança tão simples quanto de cenário pode ter um grande impacto nas habilidades de aprendizado.

Um psic√≥logo da UCLA, por exemplo, apontou que trocar de local de estudo aumenta pode aumentar os n√≠veis de reten√ß√£o de informa√ß√Ķes e concentra√ß√£o.

Mudar de c√īmodo j√° √© o bastante, mas os especialistas tamb√©m recomendam ir ‚Äúum passo al√©m‚ÄĚ estudando ao ar livre.

10. Assuma o papel de ‚Äúprofessor‚ÄĚ
Pesquisas mostram que os alunos t√™m melhor chances de recorda√ß√£o ao aprenderem novas informa√ß√Ķes quando t√™m a expectativa de ensin√°-las a outra pessoa. Al√©m disso, estudos tamb√©m sugerem que os alunos se engajam mais e instintivamente buscam m√©todos de recorda√ß√£o e organiza√ß√£o para o papel de ‚Äúprofessor‚ÄĚ.

Se tiver oportunidade, experimente ensinar o que aprendeu a um colega ou at√© a um ‚Äúcolega imagin√°rio‚ÄĚ. O importante √© ter a expectativa de ‚Äúser professor‚ÄĚ desde o momento de estudo, porque √© ela que proporciona os benef√≠cios.

Fonte: Portal Na Prática - Fundação Estudar

Postado em: 13/06/2018