• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 7h - 22h | S√°b 7h - 17h

Como acessar o boletim do Enem e para que serve

Depois que o estudante realiza as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade é pela divulgação do boletim de desempenho. Como não há uma lista de aprovados, o acesso ao Boletim do Enem é o que dá ao estudante uma noção de como foi sua participação nas provas. Trata-se do resultado com as notas de todas as áreas avaliadas nas provas do Enem. 

Para consultar o boletim do Enem, o estudante precisa logar na Página do Participante, informando CPF e senha. 

No sistema √© poss√≠vel ver as notas em cada uma das quatro √°reas avaliadas com quest√Ķes objetivas e tamb√©m o desempenho na reda√ß√£o. Al√©m disso, no tempo previsto, o Inep disponibiliza nesta mesma √°rea o acesso ao espelho da corre√ß√£o da reda√ß√£o.

Antigamente, o Boletim do Enem era entregue ao participante em casa, via Correios. No entanto, agora só é possível acessá-lo pela internet.

Como usar o Boletim do Enem
A partir do acesso ao Boletim do Enem, o estudante pode analisar a possibilidade de participar dos programas que dependem da nota no Enem. √Č importante ter acesso a este resultado, pois √© com base nessa nota que o Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) seleciona para:
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No caso do Fies, o candidato precisa ter feito uma das edi√ß√Ķes do Enem a partir de 2010, com m√©dia igual ou maior a 450 nas provas e nota acima de zero na reda√ß√£o. Para este programa, o inscrito deve ainda comprovar renda junto ao agente financeiro, conforme a modalidade em que se inscreveu.

J√° as bolsas oferecidas pelo ProUni s√£o para estudantes que fizeram a √ļltima edi√ß√£o do exame. No Boletim do Enem √© preciso constar m√©dia m√≠nima de 450 pontos, sem ter zerado a reda√ß√£o. Os candidatos tamb√©m precisam comprovar renda, origem escolar, entre outros requisitos.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo SiSU, o estudante precisa ter feito a √ļltima edi√ß√£o do exame, sem ter zerado a nota da reda√ß√£o. Neste caso, ap√≥s o primeiro dia de inscri√ß√Ķes, o sistema¬† indica uma nota de corte para cada curso, com base nas inscri√ß√Ķes realizadas.

Média no Enem
Calcular a média do exame é muito simples, basta acessar o Boletim do Enem, somar as notas das cinco áreas e depois dividir por cinco. Quando a universidade estabelece peso para determinada área, basta somar as cinco notas e dividir pela soma dos pesos.

Fonte: Brasil Escola

Postado em: 11/07/2018