• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 7h - 22h | S√°b 7h - 17h

A hora do resultado do vestibular

Geralmente, come√ßa assim: o aluno se dedica um ano inteiro a estudar com carga hor√°ria de estudos pesada, sendo cobrado constantemente, realizando in√ļmeras provas e simulados at√© chegar o per√≠odo de inscri√ß√£o dos vestibulares. Logo ap√≥s, ele realiza as provas, confere o gabarito e aguarda a divulga√ß√£o do resultado oficial do vestibular. E eis que ele ent√£o √© divulgado.

S√≥ passando por isso para saber a imensa satisfa√ß√£o e o prazer que sentimos ao receber ou ler a informa√ß√£o de que fomos aprovados no t√£o sonhado vestibular, na t√£o sonhada universidade, no t√£o sonhando curso. Caso tenha como resposta um ‚Äúsim‚ÄĚ ou um ‚Äúaprovado‚ÄĚ, o que n√£o falta s√£o motivos para comemorar, afinal de contas, realmente a tarefa de se dedicar √ļnica e exclusivamente para o vestibular, abdicando de outras coisas legais, passeios, viagens e sa√≠das com os amigos, internet, mais horas de sono, momentos de lazer, de descanso, entre outros, n√£o √© nada f√°cil.

Mas passado o momento de euforia, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Depois de toda felicidade, é hora de tomar algumas medidas para não perder a aprovação e a vaga.

Matrícula
A primeira coisa que os aprovados devem fazer √© averiguar com bastante cuidado as orienta√ß√Ķes repassadas pela faculdade em rela√ß√£o √†s datas, hor√°rios, locais e documenta√ß√£o necess√°ria para a realiza√ß√£o e efetiva√ß√£o da matr√≠cula.

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que perdem a vaga por falta de atenção, como confundirem dia e horário da realização do registro acadêmico. Para não passar por esta terrível frustração, é melhor não dar bobeira.

N√£o desista
Claro que é superlegal ser aprovado, mas nem todos os estudantes conseguem esse mesmo resultado. Se você é um desses alunos que foi reprovado no vestibular, não fique triste e mantenha a calma. Realmente, em virtude desse resultado, você terá que encarar mais uma vez toda a maratona de estudos, mas não se desespere e, muito menos, desanime. De início pode até bater aquela grande frustração, mas não deixe que esse momento e sentimento tomem conta de você.

O que os professores orientam, nesse caso, é que o aluno descanse um pouco por alguns dias, após a divulgação do resultado, para ter mais garra e coragem de enfrentar o desafio mais uma vez, programando-se para o próximo processo seletivo.

Aproveite para fazer um balan√ßo dos seus estudos no √ļltimo ano, bem como o seu desempenho. Avalie quais foram suas maiores dificuldades e os seus pontos fracos. Fazendo essa an√°lise, fica mais f√°cil identificar os poss√≠veis erros e melhor√°-los no pr√≥ximo ano.

O que não vale é desistir e deixar-se abater. Tenha foco e determinação. Pensando assim, você chegará longe, com a aprovação garantida. Boa sorte!

Fonte: Mundo Educação

Postado em: 18/07/2018