• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 7h - 22h | Sáb 7h - 17h

Escolher uma carreira: 7 dicas fundamentais


ESCOLHER UMA CARREIRA: 7 DICAS FUNDAMENTAIS
1. OUÇA A SUA INTUIÇÃO
Escolher uma carreira profissional é algo que depende muito das vocações e, por norma, a nossa intuição sabe dizer-nos qual é o elemento decisivo que fará com que possamos ter sucesso numa determinada área.

Dar ouvidos à intuição é muito importante, já que seguir a vocação e as áreas de maior apelo pode fazer a diferença entre sentir-se feliz e realizado ou desmotivado e deprimido com a sua profissão futura.

Neste ponto é importante que se questione sobre quais são as suas paixões, quais as suas valências e qual a atividade que se imagina a realizar todos os dias. As emoções serão um forte aliado para compreender qual a carreira que o faria mais feliz.

2. ANALISE TODOS OS FATORES E POSSIBILIDADES
As opções mais convencionais – como ser professor, médico ou advogado – continuam a ser algumas das primeiras a surgir na nossa mente quando pensamos em profissões.

Ainda assim, não podemos deixar de considerar que o mundo permite, hoje, outras opções, incluindo pela forma como o online permeia o dia das pessoas a nível global.

Opções empreendedoras, como a criação de espaços online, lojas online ou relacionadas com as redes sociais são, aqui, uma opção. Além disso, estas escolhas, em alguns casos, podem até apresentar-se como uma boa segunda opção, como é o caso de manter, como segundo trabalho, um espaço de e-commerce com a ajuda de aliados como a Oberlo, recorrendo a modelos como o Dropshipping.

3. PEÇA ACONSELHAMENTO ESPECIALIZADO
O aconselhamento escolar e os testes vocacionais podem ajudar muito no momento de tomar a decisão final sobre o que vai fazer na universidade e na sua vida profissional.

Faça os testes e recorra a estas estruturas de aconselhamento sempre que possível e não deixe de ouvir as opiniões dos seus pares, amigos e familiares.

Ainda assim, tenha também em mente que a última palavra deverá sempre ser a sua.

4. OUÇA HISTÓRIAS E RELATOS DE PROFISSIONAIS DAS SUAS ÁREAS DE ELEIÇÃO
As ideias que temos sobre uma carreira podem ser bastante diferentes da realidade de quem a vive todos os dias.

Assim, é fundamental ouvir histórias e relatos de quem convive com a realidade profissional da área que pensamos escolher.

Procure falar com pessoas que realizam a profissão ou, em vez disso, procure documentários sobre essa prática, os seus pontos positivos e os seus pontos negativos.

Caso consiga falar pessoalmente com as pessoas, não tenha medo de colocar todas as suas questões.

5. FAÇA UMA LISTA DE PRÓS E CONTRAS
Ainda na sequência das histórias, mas de forma mais abrangente, procure listar tudo o que gosta e não gosta sobre as áreas que está a ponderar.

Inclua, aqui, os traços de personalidade que podem torná-lo mais ou menos adaptado ao exercício das funções relacionadas com estes âmbitos profissionais.

Neste ponto, as questões relacionadas com a remuneração eventual e com o panorama financeiro possível são também importantes de ter em conta, já que existem áreas profissionais onde a precariedade é, infelizmente, uma realidade comum. Ao considerar este fator, de ordem mais prática, estará a salvaguardar a sua independência e estilo de vida futuro.

No final, será mais simples decidir qual o futuro que lhe parece melhor.

6. FAÇA VISITAS À FACULDADE OU AO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Nem todas as pessoas querem seguir o ensino superior, havendo opções profissionais que não passam pela vida universitária.

Seja este ou não o seu caminho, uma visita ao local que lhe dará as valências para o exercício da profissão – faculdade, universidade, oficina, etc – poderá ser um forte motivador para a escolha da sua carreira.

7. FAÇA EXPERIÊNCIAS EM ÁREAS DISTINTAS
As pessoas não nascem ensinadas quanto ao caminho para a felicidade e o sucesso e, por isso, às vezes, é preciso experimentar primeiro as opções, para compreender qual é o caminho certo.

Fazer trabalho de voluntariado na área ou estágios em vários âmbitos profissionais poderá ajudar a que compreenda qual é o futuro que deseja para si.

Fonte: sejabixo.com.br

Postado em: 30/09/2019