• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 7h - 22h | S√°b 7h - 17h

Como o coronavírus pode ser cobrado em vestibulares e Enem

O novo coronav√≠rus e a infec√ß√£o conhecida como COVID-19 foram, sem d√ļvidas, alguns dos assuntos mais comentados no in√≠cio de 2020. Respons√°vel por levar mais de 2000 pessoas √† morte, at√© o dia 19 de fevereiro, a doen√ßa causou p√Ęnico na China e em todo o mundo. Devido √† relev√Ęncia do tema, uma das apostas para vestibulares e Enem √© a cobran√ßa de quest√Ķes que envolvam assuntos relacionados aos v√≠rus e √†s epidemias.¬†

O que é o coronavírus?
Antes de entendermos como o novo coronav√≠rus pode ser abordado em vestibulares e no Enem, √© fundamental compreendermos algumas caracter√≠sticas dos v√≠rus que fazem parte desse grupo. Os coronav√≠rus, na realidade, s√£o v√≠rus conhecidos h√° muito tempo pelo homem e constituem uma fam√≠lia respons√°vel por infec√ß√Ķes que afetam nosso sistema respirat√≥rio.

Alguns tipos de coronavírus são responsáveis por desencadear o resfriado comum, entretanto, outros tipos podem causar doenças mais graves, como é o caso do SARS-COV, responsável por desencadear a Síndrome Respiratória Aguda Grave, e o MERS-COV, que desencadeia a Síndrome Respiratória do Oriente Médio.

O mais recente coronav√≠rus descoberto √© respons√°vel por desencadear uma infec√ß√£o que ficou conhecida como COVID-19. Os primeiros casos dessa doen√ßa foram observados na China ainda no final de 2019 e, em 31 de dezembro desse mesmo ano, a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde foi informada sobre a doen√ßa, at√© aquele momento, sem causa conhecida. O novo tipo de coronav√≠rus foi identificado no dia 07 de janeiro de 2020.

O novo coronavírus é responsável por provocar sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória, sintomas que se assemelham a uma gripe. Como não há um tratamento específico para doença, os medicamentos utilizados visam apenas a combater os sintomas e a evitar o agravamento do quadro. A recomendação para o paciente é repousar e beber bastante água.

Até o momento, não há casos do novo coronavírus no Brasil. Vale relembrar que o governo providenciou o retorno para o Brasil de 58 pessoas que estavam na China e que não podiam retornar ao nosso país devido à quarentena estabelecida na cidade de Wuhan, epicentro do surto pelo novo coronavírus. Essas pessoas foram colocadas em quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e, até o dia 19 de fevereiro de 2020, não apresentavam sintomas da doença.

A COVID-19, até o dia 19 de fevereiro de 2020, tinha causado mais de 2 mil mortes na China e havia cerca de 74,2 mil casos confirmados.

Como o coronavírus pode ser cobrado em vestibulares e Enem?
Como vimos ao longo do texto, o novo coronavírus é um vírus responsável por desencadear uma infecção respiratória. Ele faz parte de uma família de vírus já conhecida e que no passado causou epidemias graves, como a SARS, entre 2002 e 2003, que foi responsável por desencadear a morte de cerca de 800 pessoas. Diante disso, vários temas podem ser abordados, como:

V√≠rus: A COVID-19 pode ser utilizada para contextualizar quest√Ķes a respeito dos v√≠rus. Sendo assim, compreender a estrutura b√°sica dos v√≠rus e como eles se reproduzem pode ser um diferencial na hora da prova.
Epidemia: Compreender o que √© uma epidemia tamb√©m √© importante, bem como se informar a respeito de algumas epidemias recentes e saber diferenciar uma epidemia de uma pandemia e um surto. √Č importante salientar que a COVID-19 √© tratada pela Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde, at√© o momento, como um surto, ou seja, um aumento inesperado do n√ļmero de casos de uma doen√ßa em uma determinada regi√£o.
Doen√ßas e preven√ß√£o: O novo coronav√≠rus pode ser usado tamb√©m para contextualizar quest√Ķes sobre doen√ßas virais e suas formas de preven√ß√£o. Como sabemos, a COVID-19 √© transmitida de uma pessoa para outra, sendo recomendado, portanto, para preven√ß√£o da doen√ßa evitar o contato com o doente, lavar sempre as m√£os e n√£o tocar em √°reas como olho, nariz e boca com as m√£os sujas. No caso dos profissionais da sa√ļde, √© fundamental o uso de equipamentos de prote√ß√£o individual, m√°scaras, luvas e √≥culos de prote√ß√£o.
Sendo assim, √© fundamental destacar a import√Ęncia de sempre estar atento √†s not√≠cias do Brasil e do mundo e lembrar-se sempre de relacionar com o conte√ļdo ministrado em sala de aula. A contextualiza√ß√£o √© uma caracter√≠stica marcante em v√°rias provas de vestibulares e Enem.

Postado em: 02/03/2020