• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 7h - 22h | S√°b 7h - 17h

Resultado do ENEM e vestibular começa a ser construído agora

A estudante Maria Eduarda Martins, de Joaçaba (SC), viu sua nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), subir de 720 para 980 pontos de um ano para o outro. Quando estava na 2ª série do Ensino Médio ela fez a prova para medir o desempenho e recebeu um alerta: era preciso praticar e aprofundar mais. O resultado veio no ano seguinte, com uma das notas mais altas do estado de Santa Catarina.

O segredo para chegar a esse resultado foi dedica√ß√£o e muito estudo. Al√©m da grade curricular no Col√©gio Marista Frei Rog√©rio, Maria Eduarda dedicou o per√≠odo de contraturno a aulas de aprofundamento e oficinas de reda√ß√£o. ‚ÄúPraticar ao longo de todo o ano foi essencial para meu desempenho. Ler e escrever diferentes g√™neros liter√°rios me preparou para o momento da prova‚ÄĚ, comentou. ‚ÄúTreinar a argumenta√ß√£o, correla√ß√£o de informa√ß√Ķes e ideias, praticar o planejamento do texto me ajudou muito na hora de fazer a reda√ß√£o do ENEM de forma mais segura‚ÄĚ, conta a aluna, que agora √© caloura do curso de Enfermagem.

A professora de reda√ß√£o do Col√©gio Frei Rog√©rio, Nilva Ouriques, que acompanhou a aluna desde o primeiro ano do Ensino M√©dio, conta que a prepara√ß√£o √© a longo prazo. ‚ÄúTrabalhamos muito com textos dissertativos e debates em sala de aula para que sejam incentivadas as capacidades de argumenta√ß√£o e contraposi√ß√£o, desenvolvendo uma l√≥gica de pensamento‚ÄĚ, diz.

Atividades como esta, ressalta a professora, ajudam o estudante a aprender capacidades que farão a diferença no momento de estruturar o projeto de texto. Assim, na hora do exame, que exige um tempo limitado para o término da redação, o estudante estará mais preparado para escolher uma abordagem e desenvolver uma justificativa interessante.

O coordenador do Ensino M√©dio do Col√©gio Frei Rog√©rio, Robinson de Vargas, explica que as aulas de aprofundamento acontecem durante duas horas, uma vez por semana. O objetivo √© oferecer um refor√ßo de conte√ļdos que busca consolidar temas espec√≠ficos, desenvolvendo n√≠veis mentais mais complexos.

‚ÄúProcuramos n√£o sobrecarregar os estudantes para que o conte√ļdo do curr√≠culo normal seja bem absorvido. A aula de aprofundamento vem para fortalecer disciplinas pontuais e sanar quest√Ķes espec√≠ficas de alunos que querem tentar provas mais concorridas no Pa√≠s‚ÄĚ, explica. Nesta proposta, h√° uma mudan√ßa na din√Ęmica do aprendizado, pois o professor cumpre o papel de mediador. ‚ÄúOs alunos se re√ļnem em pequenos grupos para fazer exerc√≠cios de aprofundamento e aprenderem juntos. O professor apenas conduz a atividade e direciona os questionamentos para que eles sejam os protagonistas‚ÄĚ, conclui Vargas.

Postado em: 11/03/2020