• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 7h - 22h | S√°b 7h - 17h

Candidatos infectados por covid-19 ter√£o nova chance de fazer Enem

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como a covid-19 e, portanto, estiverem impossibilitados de fazer as provas por este motivo, poderão ter uma nova chance.

 

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, disse hoje (24) que, nesse caso, a orientação é ligar para a central de atendimento do Inep (0800 616161) e comunicar a doença até um dia antes da data da prova.

 

Fora isso, depois da aplicação, o candidato também deverá registrar o problema anexando laudo médico na Página do Participante. Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem será aplicado a pessoas com privação de liberdade.

 

Outras doenças

 

Além de covid-19, o edital prevê nessa lista casos de coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

 

Segundo o Inep, n√£o s√≥ pessoas com problemas de sa√ļde na data das provas poder√£o participar da reaplica√ß√£o. Quem tiver problemas log√≠sticos, como, por exemplo, falta de energia el√©trica tamb√©m poder√° comunicar o problema pela P√°gina do Participante para fazer o exame em fevereiro.

 

Grupo de risco

 

Sobre candidatos que se enquadram no grupo de risco para a covid-19, como idosos e pessoas com comorbidades que necessitam de atendimento especial, n√£o √© preciso fazer nada. ‚Äú Essas pessoas j√° declararam no ato da inscri√ß√£o, idade e se precisam de atendimento especial e, com base nessas informa√ß√Ķes, vamos agrup√°-las em salas separadas. N√£o h√° necessidade de procurar a central para comunicar essa condi√ß√£o‚ÄĚ, garantiu Mussi.

 

Apesar disso, o presidente substituto do Inep, lembrou que situa√ß√Ķes diagnosticadas depois da inscri√ß√£o, como, por exemplo, casos de gravidez, dever√£o ser comunicadas pela central de atendimento do instituto tamb√©m at√© um dia antes do Enem. Para garantir a seguran√ßa de todos os participantes, o n√ļmero de participantes por sala ser√° reduzido, pelo menos, em 50%.

 

M√°scaras

Para a edi√ß√£o de 2020, o Enem teve mais de 5,7 milh√Ķes de inscri√ß√Ķes confirmadas. Todos os candidatos e profissionais envolvidos no exame devem fazer uso obrigat√≥rio de m√°scara de prote√ß√£o facial, exceto para os casos previstos na Lei n.¬ļ 14.019, de 2020.

 

Elas poderão ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, mas sem tocar sua parte frontal e, posteriormente, deverá ser feita a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelos fiscais. As máscaras também poderão ser retiradas para os candidatos bebam água e façam lanche durante a aplicação da prova.

 

Cronograma

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro

 

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

 

Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro

 

Resultados: a partir de 29 de março

 

Fonte: AGENCIA BRASIL

Postado em: 24/11/2020