UEL: Começam inscrições do Vestibular 2019 com mais de 2.500 vagas
Postado em
16/08/2018
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, abriu as inscrições do Vestibular 2019 nesta sexta-feira, 3 de agosto. Os candidatos podem se inscrever até 5 de setembro e a taxa é de R$ 150.
A UEL concedeu a isenção da taxa do Vestibular aos candidatos de baixa renda e estudantes de escolas públicas. O resultado das solicitações foi liberado na última quarta-feira (1º).
Os servidores da UEL e seus dependentes também podem solicitar a isenção da taxa. O prazo segue 10 de agosto e os isentos serão conhecidos no dia 20 seguinte. Saiba como pedir a gratuidade!
Vagas
A oferta da UEL para o Vestibular 2019 é de 2.521 vagas gratuitas. Destas, 45% reserva-se para os candidatos cotistas.
As oportunidades da UEL são para Londrina e estão distribuídas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Farmácia, Filosia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Português, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social e Zootecnia.
Como será o Vestibular?
O Vestibular da UEL conta com duas etapas para todos os cursos e as provas de habilidades específicas para algumas graduações.
Provas Gerais
O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), contendo os locais de prova da primeira fase, estará disponível em 11 de outubro. Esta etapa será aplicada no dia 21 seguinte, das 14h às 18h, e terá questões objetivas de conhecimentos gerais.
O resultado da primeira fase será publicado em 7 de novembro, enquanto os locais de prova da segunda etapa poderão ser consultados no dia 22 seguinte. Esta fase do Vestibular será realizada em 2 e 3 de dezembro, a partir das 14h, com a seguinte composição:
- 1º dia: Provas de Línguas e Literaturas: Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Portuguesa; Língua Estrangeira e Redação
- 2º dia: Provas de conhecimentos específicos
Testes de Habilidades Específicas
O curso de Música tem as provas de habilidades específicas como a primeira fase de sua seleção, antes mesmo das etapas gerais do Vestibular. Os testes serão aplicados em 30 de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h. Quem não for habilitado poderá continuar no processo seletivo da UEL na segunda opção de curso.
Já as provas de habilidades específicas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico serão realizadas em 4 de dezembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h.
Livros do Vestibular
A UEL cobra a leitura de algumas obras literárias em seu Vestibular. Confira:
- A hora da estrela - Clarice Lispector
- Alguma poesia - Carlos Drummond de Andrade
- Vozes anoitecidas - Mia Couto
- Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
- Clara dos Anjos - Lima Barreto
- Comédia para se ler na escola - Luis Fernando Veríssimo
- O demônio familiar - José de Alencar
- O filho eterno - Cristovão Tezza
- Poemas escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos
- Quarenta dias - Maria Valéria Rezende
Resultado
O resultado do Vestibular 2019 da UEL será publicado em 18 de janeiro de 2019. As matrículas serão recebidas até o dia 22 seguinte.
A UEL prevê outras duas chamadas regulares para 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019. Segundo o Manual do Candidato, as convocações posteriores ainda terão suas datas informadas pela universidade.