A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) prorrogou o período de inscrições para o Vestibular Unicamp 2019 até a próxima quarta-feira, dia 5 de setembro, às 23h59 (de Brasília). A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 6.
As avaliações da primeira fase serão realizadas no dia 18 de novembro de 2018. Já a segunda etapa ocorre dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2019. As provas de habilidades específicas para música acontecem entre setembro e outubro. Já para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, as provas específicas serão aplicadas entre 21 e 25 de janeiro de 2019.
Para 2019, a Universidade Estadual de Campinas oferece 3.340 vagas distribuídas em 69 cursos, sendo 1.150 para o período noturno. Deste total, 80% são destinadas aos aprovados pelo processo tradicional e 20% pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Vestibular indígena
Entre as 72 vagas disponíveis nesta modalidade - voltadas para 27 cursos -, 23 foram retiradas do total de vagas oferecidas no exame tradicional, enquanto as outras 49 foram criadas especificamente para esta seleção.
As inscrições para o grupo seguem até dia 14 de setembro e devem ser feitas por meio de formulário online, incluindo comprovação do pertencimento a uma das etnias indígenas brasileiras.
Cada candidato pode assinalar duas carreiras como opção no momento da inscrição. Inicialmente, serão convocados para cada curso os estudantes que o indicarem como prioridade. Depois disso, caso vagas não sejam preenchidas, a universidade convocará os demais, informou a Comvest.
Novos locais de prova
Salvador (BA) e Curitiba (PR) foram incluídos na lista de cidades que recebem a aplicação do vestibular da Unicamp. Além dos municípios paulistas, a prova também é feita em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
No estado de São Paulo, o exame é aplicado em: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.