Postado em 16/11/2018
O intervalo de mais ou menos 60 dias entre o fim das provas e a divulgação do resultado do Enem é uma tormenta para milhões de estudantes que prestam o Exame todo ano.
São dois meses de ansiedade, espera e agonia para descobrir a nota final e saber se finalmente vai conseguir entrar no curso desejado. Nas mãos, só o gabarito – que dá apenas uma noção muito vaga do desempenho e nenhuma ideia, nem por mais distante que seja, da nota da redação.
Para aqueles que acham que foram mal no Enem, resta ter paciência e esperar a divulgação da nota final. O resultado, por incrível que pareça, pode ser completamente diferente daquilo que você imaginava!
É que o Enem usa um modelo complexo para avaliar o conhecimento do estudante. Muitos que julgam ter fracassado, podem acabar com uma boa média final.
Acompanhe as dicas a seguir e descubra o que fazer se você acha que realmente se saiu mal na prova.
Talvez você não saiba, mas a nota do Enem pode ser bem diferente daquela que você espera – mesmo que você ache que tenha se saído mal nas objetivas.
O sistema utilizado para calcular a nota do Enem é baseado num modelo matemático chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o conhecimento do aluno em relação ao tema, analisa se o acerto foi intencional ou “chutado” e vai atribuindo valores diferentes a cada questão.
Ou seja: a nota do Enem não pode ser calculada apenas com base no somatório simples das respostas certas do gabarito que você tem em mãos.
Veja algumas situações muito comuns que ocorrem no Exame:
A dica de ouro para esse momento é: guarde o gabarito na gaveta e segure a ansiedade até a data da divulgação dos resultados finais. Não tem outro jeito!
A redação tem um peso importantíssimo no Enem e é a única prova que pode render 1.000 pontos na nota final. Se você acha que se saiu mal também na redação, nosso conselho é, novamente: aguarde o resultado oficial. Entenda melhor:
As redações são corrigidas uma a uma por uma equipe de especialistas. Eles vão analisar e atribuir notas diferentes a cinco aspectos do seu texto:
Você só vai tirar zero na redação se:
Se você tiver atendido à maioria dos itens de avaliação, as chances de tirar uma boa nota aumentam bastante. E uma boa nota na redação pode compensar o mau desempenho nas provas objetivas.
Se a sua pontuação não for suficiente para ingressar naquele curso tão desejado, saiba que nem tudo está perdido.
A nota do Enem pode ser usada em inúmeros processos seletivos e pode garantir sua colocação em uma faculdade. Conheça alguns dos principais:
Confira algumas instituições privadas de ensino superior reconhecidas pelo MEC que utilizam o método de acesso direto (sem vestibular) utilizando a nota do Enem:
Notícias Recentes
Petrolina/PE
(87) 3861-7605
(87) 98819-3181
Av. Pernambuco, 146,
Jd. Paulo Afonso,
Petrolina/PE
Av. Pernambuco, 146, Jd. Paulo Afonso, Petrolina/PE
contato@biosaprova.com.br
Juazeiro/BA
(74) 3613-6872
(74) 98848-1020
Rua José Petitinga, 8
Santo Antônio,
Juazeiro/BA
Rua José Petitinga, Rua José Petitinga, Juazeiro/BA
contato@biosaprova.com.br
Entre em contato
Central de Atendimento
(87) 98105-7605
Copyright © 2021. Bios Aprova. Todos os direitos reservados
Por Re9 Agência