Imigração, mudanças climáticas e Primavera Árabe são acontecimentos que vão muito além das manchetes. Esses temas têm aparecido com frequência também no vestibular, exigindo vasto conhecimento de mundo por parte dos candidatos. E os caminhos para ficar por dentro de cada assunto são os mais variados. Para quem aprende visualmente, por exemplo, os documentários são uma forma dinâmica de entender a geopolítica global, e sem perder muito tempo.
Além do conteúdo escolar, o Enem pede bom repertório cultural. Para ir bem na redação, não basta só escrever sem desvios gramaticais, mas ter argumentos sólidos e demonstrar intertextualidade. Assim, os filmes surgem como uma maneira inteligente de enriquecer sua bagagem de referências para a prova. Na lista abaixo, conheça 10 documentários que abordam alguns dos temas atuais mais relevantes para a sociedade.
1. Últimos Homens em Aleppo (2017, Dinamarca/Síria)
Considerada pela ONU como a maior crise humanitária de nossa época, a guerra na Síria já forçou pelo menos 5,6 milhões de pessoas a deixarem o país. Em “Últimos Homens em Aleppo”, o conflito no país é relatado do ponto de vista dos Capacetes Brancos, grupo voluntário local que presta primeiros socorros a vítimas dos ataques. Sob o fogo cruzado em uma das regiões da Síria mais afetada pela guerra, o cineasta Firas Fayyad oferece um olhar próximo de quem vive o horror da guerra diariamente.
2. Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água (2008, EUA)
Em “Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água”, o diretor Sam Bozzo tenta mapear como o recurso mineral tem sido manejado nas últimas décadas. No documentário, o cineasta prevê que os maiores conflitos globais do futuro serão impulsionados por reservas de água escassas. Em um cenário de crises hídricas em todo o mundo, o filme ajuda a entender como a água está prestes a se tornar uma das commodities mais valiosas no comércio exterior.
3. A Praça Tahrir (2013, Estados Unidos/Egito)
Em “A Praça Tahrir”, as imagens que viraram símbolo da Primavera Árabe são vistas de outro ângulo. Título do filme, a praça no centro de Cairo, no Egito, foi palco de uma das maiores revoluções populares das últimas décadas, responsável por derrubar dois governos no país. No longa de Jehane Noujaim, esses dias tumultuados são acompanhados do ponto de vista dos manifestantes, quando a população saía às ruas em busca de transformação social e democracia. A produção é uma boa opção para quem pretende entender os motivos que levaram aos conflitos recentes no país.
4. Perseguindo o Gelo (2012, EUA)
Conforme as mudanças climáticas avançam, o mundo não consegue chegar a um consenso quanto ao aquecimento global. Para acelerar o ritmo das discussões e provar que o mundo está, de fato, esquentando, o fotógrafo americano James Balog resolveu embarcar no projeto “Extreme Ice Survey”. Resumidamente, o plano era fazer uma coletânea em time-lapse de fotos e vídeos de geleiras ao longo dos anos. Essa ideia deu origem a “Perseguindo o Gelo”, documentário dirigido por Jeff Orlowski, que acompanha a jornada do fotógrafo rumo às calotas polares. Embaladas por música clássica, as cenas evidenciam de maneira bela o derretimento rápido do gelo no mundo.
5. She"s Beautiful When She"s Angry (2014, EUA)
A Segunda Onda Feminista, entre 1966 e 1971, nos Estados Unidos, foi um momento de liberação, coragem e transformação para as ativistas. Ao narrar as histórias de pelo menos 32 dessas mulheres, o documentário “She’s Beautiful When She’s Angry” (“Ela fica linda quando está com raiva”, em tradução livre) é um exemplo rico para perceber como surgiram algumas das pautas discutidas até hoje dentro do movimento feminista mundial.
6. Citizenfour (2014, EUA)
Ganhador do Oscar de melhor documentário em 2015, “Citizenfour” é tão elogiado quanto polêmico. Boa parte do filme é feita de imagens gravadas em 2013 com o ativista Edward Snowden, famoso por revelar ao mundo a espionagem em massa do governo americano. Ao lado do jornalista Glenn Greenwald, a cineasta Laura Poitras analisa esses programas de vigilância ilegal da Agência Nacional de Segurança (NSA). Os documentos vazados geraram comoção em todo o mundo e têm consequências políticas até os dias atuais.
7. Entre a Luz e a Sombra (2007, Brasil)
O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo. Em junho de 2016, eram 726.712 presos. Entre eles, mais da metade entre 18 e 29 anos, e 64% eram negros. Em um contexto tão preocupante, “Entre a Luz e a Sombra”, longa de Luciana Burlamaqui, é um olhar humano sobre a questão carcerária no Brasil. Acompanhando quatro ativistas pela ressocialização digna, o documentário demonstra o relacionamento entre voluntários e encarcerados em presídios do país. Ao humanizar os detentos, a obra é uma oportunidade de refletir sobre a situação carcerária no país e traz bons argumentos para uma possível redação sobre o assunto.
8. The True Cost (2015, EUA)
Qual é o custo real das roupas que você compra? Da alta-costura às lojas de departamento, o documentário “The True Cost” (“O verdadeiro custo”, em tradução livre) tenta responder a questão. Em uma investigação profunda da indústria da moda e dos processos de produção globalizados, o diretor Andrew Morgan leva o público para conhecer os bastidores das fábricas de grandes companhias, revelando um cenário de exploração e precariedade. A produção é uma fonte útil para entender os impactos da globalização na desigualdade social.
9. Fogo no Mar (2016, Itália)
A saída de refugiados de Oriente Médio e África em direção à Europa é um dos grandes temas mundiais. Para narrar esse drama internacional, o diretor italiano Gianfranco Rosi usa o documentário “Fogo no Mar” como uma lupa, observando de perto esse encontro de culturas. O filme acompanha a chegada de milhares de refugiados na tranquila ilha italiana de Lampedusa. Em um trabalho de direção meticuloso, o longa contrasta o desespero das multidões recém-chegadas com a calma da rotina na ilha siciliana.
10. Deep Web (2015, EUA)
A internet é só a ponta do iceberg. O restante das atividades on-line se concentra na deep web, frequentemente chamada de “o lado sombrio da internet”. Do tráfico de drogas à venda de armas, essa área virtual esconde um mercado negro que desafia as agências de inteligência e gera discussões sobre o alcance da rede no mundo. No documentário “Deep Web”, narrado pelo ator Keanu Reeves, é possível acompanhar o julgamento do suposto criador do Silk Road, mercado de drogas criptografado, que virou símbolo de uma internet desconhecida.
Fonte: O Globo
Notícias Recentes
Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro
Postado em
02/06/2021
Pontuação das redações do Enem 2020 já está disponível
Postado em
31/05/2021
Inep diz estar "engajado" para que Enem seja realizado em 2021
Postado em
17/05/2021
Ministério da Educação divulga hoje resultado do Sisu 2021
Postado em
16/04/2021
Começam hoje inscrições para o Sisu
Postado em
06/04/2021
Inep divulga notas finais do Enem
Postado em
30/03/2021
Resultados do Enem 2020 sairão na noite de segunda-feira
Postado em
26/03/2021
Inscrições para o Sisu serão de 6 a 9 de abril
Postado em
11/02/2021
Enem 2021 será em novembro ou dezembro, diz presidente do Inep
Postado em
08/02/2021
Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro